A admissão no PPGCF ocorre mediante processo seletivo realizado por uma Comissão de Seleção.

 

     O processo seletivo para ingresso no mestrado consta de:

A) Prova de Interpretação de Texto em Língua Inglesa (Eliminatória)

     O objetivo dessa etapa é verificar a capacidade do candidato em ler e interpretar um texto na língua inglesa. A prova consta de um texto em língua inglesa e de questões de interpretação de texto a serem respondidas em língua portuguesa. Candidatos nativos na língua inglesa poderão solicitar dispensa da prova de inglês.

B) Prova de conhecimentos (Eliminatória e Classificatória – Peso 3)

     O objetivo dessa etapa é verificar o nível e amplitude do conhecimento do candidato na área de Ciências Fisiológicas, conforme programa especificado em edital. A prova consta de 10 questões dissertativas elaboradas na língua portuguesa. A critério da Comissão de Seleção, a mesma prova poderá ser aplicada em língua inglesa, para candidatos estrangeiros.

C) Entrevista (Eliminatória e Classificatória – Peso 4)

     O objetivo dessa etapa é verificar o potencial do candidato em desenvolver estudos em nível de mestrado na área de Ciências Fisiológicas, através da análise de sua experiência em atividades de pesquisa, do seu conhecimento do curso, do seu interesse em obter o título de mestre em Ciências Fisiológicas, e da sua capacidade de entender e discutir um artigo científico da área.

D) Análise de Curriculum vitae (classificatória – Peso 3)

  O objetivo dessa etapa é avaliar a experiência prévia do candidato, de forma quantitativa, considerando-se especialmente sua experiência prévia em pesquisa (inclusive a iniciação científica, comprovada por publicação(ões) e/ou resumos de trabalhos apresentados em congressos e similares), estágios realizados, participação em projeto de pesquisa e extensão, etc.

 

     O processo seletivo para ingresso no doutorado consta de:

A) Prova de conhecimentos (Eliminatória e Classificatória – Peso 3)

     O objetivo dessa etapa é verificar o nível e a amplitude do conhecimento do candidato na área do Programa de Pós-Graduação. A prova de conhecimento constará de 10 questões dissertativas baseadas em 2 (dois) artigos científicos na área de Ciências Fisiológicas. A critério da Comissão de Seleção, a mesma prova poderá ser aplicada em língua inglesa, para candidatos estrangeiros.

B) Entrevista (Eliminatória e Classificatória – Peso 4)

     O objetivo dessa etapa é verificar o potencial do candidato em desenvolver estudos em nível de doutorado na área de Ciências Fisiológicas, através da análise de sua experiência em atividades de pesquisa, do seu conhecimento do curso, do seu interesse em obter o título de doutor em Ciências Fisiológicas, e da sua capacidade de discutir uma proposta de trabalho de Tese na área de Ciências Fisiológicas.

C) Análise de Curriculum vitae (classificatória – Peso 3)

  O objetivo dessa etapa é avaliar a experiência prévia do candidato, de forma quantitativa, considerando-se especialmente sua experiência prévia em pesquisa, estágios realizados, experiência de docência, etc.