Apresentação

Histórico do Programa

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas foi implantado no ano de 2000, com o início do curso de mestrado em Ciências Fisiológicas – Fisiologia Animal Comparada (Conceito 3). A criação do curso de mestrado em Fisiologia Animal Comparada na FURG permitiu então um avanço quali-quantitativo tanto na produção científica quanto na formação de recursos humanos na área. Em reconhecimento a esta evidente situação de constante aprimoramento, os Profs. Drs. José Antunes Rodrigues (USP-RP) e Dalton Valentim Vassallo (UFES), em visita realizada em janeiro de 2004, para avaliar as condições de oferta do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas da FURG por solicitação do Comitê de Ciências Biológicas II da CAPES, concluíram por recomendar o aumento do conceito do curso junto à CAPES (de 3 para 4). O Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas encaminhou, em maio de 2005, a proposta de implementação do Curso de Doutorado à CAPES. Após análise pelo Comitê de Ciências Biológicas II, o CTC da CAPES emitiu, em 14 de setembro de 2005, parecer favorável à implementação do Curso de Doutorado com conceito 4. Em 26 de outubro de 2005, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (COEPE) da FURG aprovou (Deliberação 20/2005) a implementação do Curso de Doutorado a partir do primeiro semestre de 2006.

Posteriormente, para consolidar o Programa nesta nova fase, foi percebido pelo grupo de docentes e pela comissão avaliadora da CAPES que era necessário também a inclusão de novos docentes permanentes ao Programa, visando a ampliação da capacidade de atuação do Programa e reposição dos docentes que foram neste período se aposentando. Por outro lado, era também necessário que durante todo este período a estrutura física do antigo Departamento de Ciências Fisiológicas (atualmente Instituto de Ciências Biológicas, ICB, desde a reforma universitária da FURG em 2008) fosse melhorada para se adequar à ampliação do Programa, já que a grande maioria dos docentes permanentes está lotada no ICB. Assim, desde 2000, todo o grupo de docentes, antigos e novos, participou ativamente da consolidação do curso de Mestrado e criação e consolidação do Doutorado, sendo que a Instituição apoiou e continua apoiando integralmente as atividades do grupo, através da contratação de novos docentes para o Programa, liberação para capacitação de docentes e a ampliação considerável da infraestrutura física disponível.

No quadriênio 2013-2016 o Programa passou por uma reformulação, a qual resultou na alteração do nome do Programa e em suas linhas de pesquisa. A partir de 2016, o Programa alterou sua denominação de Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas – Fisiologia Animal Comparada (PPGCF-FAC) para a sua nova denominação de Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas (PPGCF). Apesar de o Programa abordar enfoques que vão além da fisiologia comparativa, é importante ressaltar que a Fisiologia Animal ainda constitui a grande área de atuação do Programa, o que fica evidente a partir da análise dos dados apresentados na Plataforma Sucupira. Portanto, esta ênfase em fisiologia animal continua sendo o grande diferencial do Programa, sendo, portanto, mantida a área de concentração do Programa em Fisiologia Animal Comparada.

O recente processo de expansão e qualificação do PPGCF aconteceu dentro de um contexto maior de novos desafios no ensino básico e superior no Brasil, que não somente incluem novas estratégias e abordagens de ensino nas aulas, mas também de aumentar a quantidade de alunos matriculados nos diferentes níveis de ensino. Desta forma, o PPGCF, além de propiciar a formação científica dos seus alunos, tem propiciado também nos últimos anos uma maior integração com o ensino básico, fundamental, médio e de graduação como um caminho que enriquece a formação do nosso aluno e enaltece o dever social do Programa.

 

Objetivos

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas, área de concentração Fisiologia Animal Comparada, tem como objetivo central a formação de recursos humanos capacitados ao desenvolvimento de pesquisa e ensino na área ciências fisiológicas, nos níveis de mestrado e doutorado.

A organização do Programa está focada na formação de profissionais com habilidades para desenvolver atividades de pesquisa que versam sobre os processos e mecanismos que se desenvolvem em animais, inclusive no homem, tanto espontâneos como provocados, incluídos seus aspectos físicos e químicos, sua regulação, suas manifestações comportamentais e suas respostas a mudanças ambientais. A partir desta visão ampla dentro das Ciências Fisiológicas, os egressos de nosso Programa apresentam possibilidades bastante diversificadas de atuação.

 

Área de concentração

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas apresenta uma única área de concentração, que é a de Fisiologia Animal Comparada.

 

Autoavaliação

 

A autoavaliação do Programa é um processo contínuo realizado em conjunto com todo o corpo docente e o corpo discente. A coordenação promove anualmente reuniões com os docentes e discentes para avaliação do PPG, nas quais os objetivos do Programa são revistos, as metas delineadas e as ações são definidas. As reuniões com o corpo discente do Programa ocorrem no início de cada semestre, permitindo assim uma maior integração dos discentes que recentemente ingressaram no Programa. Por sua vez, as reuniões com o corpo docente ocorrem pelo menos uma vez ao ano, normalmente após o fechamento dos dados do ano anterior na Plataforma Sucupira. Esta abordagem permite a análise dos dados em conjunto com todo o corpo docente, fortalecendo assim o Programa como grupo de trabalho, e permitindo o delineamento de ações para alcançar as metas propostas pelo grupo. Nesta reunião com o corpo docente, sempre se faz presente um representante discente, um representante dos Técnicos Administrativos em Educação e bolsistas pós-docs do Programa. Destaca-se que no último quadriênio, o PPG realizou um seminário de discussão da avaliação quadrienal contando com a participação de docente externo ao PPG (Professor Carlos Navas) e integrante do comitê de avaliação para discussão de nossos resultados. Esta discussão ocorreu na comissão acadêmica e também com o corpo docente.

Assim, a partir do extensivo processo de autoavaliação realizado no quadriênio passado junto a docentes e discentes do Programa, alguns aspectos positivos e algumas fragilidades foram levantados, delineando nosso diagnóstico que norteia o planejamento estratégico.

Pontos positivos evidenciados no processo de autoavaliação no quadriênio 2017-2020:

  1. 1. Área de Concentração do Programa;
  2. 2. Formação do Discente;
  3. 3. Planejamento constante;
  4. 4. Infraestrutura;
  5. 5. Renovação do Corpo Docente;
  6. 6. Produção Intelectual;
  7. 7. Inserção Social.

 

Fragilidades e pontos a melhorar:

  1. 1. Produção qualificada do Programa;
  2. 2. Homogeneidade entre os docentes do Programa;
  3. 3. Visibilidade do Programa;
  4. 4. Internacionalização.

 

Planejamento estratégico do PPGCF

O Programa de Pós-graduação em Ciências Fisiológicas realiza seu planejamento estratégico apoiado diretamente no PPI e PDI da Instituição e com base nos instrumentos de avaliação disponíveis na Instituição e de avaliações externas. Nosso processo de planejamento é liderado pela coordenação do curso com apoio de sua comissão acadêmica, formada por docentes permanentes e representação técnica e discente. Além disso, é também apoiado e construído coletivamente a partir de reuniões anuais e semestrais realizadas com docentes, pós-doutorandos e representantes técnicos e discentes.

Como dito, o planejamento é baseado nos resultados de processos de avaliação externa, como a avaliação quadrienal da CAPES, e em instrumentos Institucionais aplicados pela Diretoria de Avaliação Institucional, como a avaliação do docente pelo discente (ADD) e a Autoavaliação Institucional, aplicada a diferentes setores da Universidade.

A dinâmica de construção do Planejamento estratégico do programa segue um fluxo de coleta e sistematização das informações obtidas a partir destes instrumentos de avaliação citados anteriormente. Nela são identificados os pontos fortes e fracos do PPG e já neste momento são discutidos os pontos a serem trabalhados pelo planejamento. A partir disso, o planejamento é construído, estabelecendo-se metas claras a serem atingidas a curto e médio prazo, bem como as ações a serem realizadas para atingir estes objetivos. Ainda, são eleitos indicadores que serão a base para os processos avaliativos posteriores. Importante destacar que as metas estão claramente ligadas ao PDI da Unidade e da Instituição e de alguma forma são suportadas (com esforços e recursos) pelos planos do PDI.

Assim, o planejamento do PPGCF para o quadriênio 2021 – 2024 nas seguintes metas:

1) Meta: Aumentar a produção científica qualificada com a participação de discentes.

Ações: Manutenção de bolsas aos discentes com publicação científica; realizar ações de acompanhamento do discente; direcionar recursos financeiros do PROAP para aprimoramento da produção científica; vincular bolsistas de pós-doutorado aos docentes com baixa e média produtividade.

2) Meta: Aumentar a homogeneidade da produção científica e orientação entre os docentes do Programa.

Ações: Reavaliar os critérios para distribuição de vagas de orientação entre os docentes.

3) Meta: Aumentar a Internacionalização do Programa.

Ações: Participar/ofertar vagas para estudantes estrangeiros em Programas de Intercâmbio (PROAFI e PAEC-OEA); incorporar Professor Visitante com experiência no exterior; estimular a participação de discentes em programas de mobilidade acadêmica institucionais e de agências de fomento; criar “webinários” com a participação de pesquisadores estrangeiros para fortalecimento de parcerias.

4) Meta: Aumentar a visibilidade e captação de alunos do Programa.

Ações: Divulgar os editais de seleção em websites institucionais e redes sociais do Programa; manter a realização de processos seletivos na modalidade à distância; divulgar os projetos e produções científicas do Programa em mídias sociais.

5) Meta: Melhorar/aprimorar a formação discente.

Ação: Implementar alterações na estrutura curricular do Curso.

6) Meta: Revisar o regimento do Programa.

Ação: Criar comissão para revisão do regimento.

Coordenação e contatos

Coordenação (2023 – 2024):

Prof.ª Dr.ª Juliane Ventura Lima – Coordenadora – juliane_ventura@yahoo.com.br 

Prof.ª Dr.ª Ana Paula de Souza Votto – Coordenadora Adjunta – anavotto@yahoo.com.br 

Secretaria:

Leonardo Emmendoerfer Mello – Secretário – posfisio@furg.br - (53) 32336848