Infraestrutura

Laboratórios

O PPGCF funciona no Campus Carreiros da FURG, ligado ao Instituto de Ciências Biológicas - ICB. Além dos espaços neste Instituto, o Programa também utiliza espaços físicos da Faculdade de Veterinária da UFPel. Os docentes e discentes do Programa utilizam diversos laboratórios, biotérios, salas de permanência, salas de aula e salas de administração, e contam com um excelente apoio de servidores técnicos administrativos em educação do ICB, os quais em sua maioria são servidores com nível mestrado e doutorado. Além disso, docentes e discentes do PPGCF utilizam os laboratórios de pesquisa na política de acesso a equipamentos Multiusuários da Instituição, bem como de outras Unidades acadêmicas, como os laboratórios da Escola de Química e Alimentos e do Instituto de Oceanografia, em trabalhos em parceria que envolvam a detecção e quantificação de substâncias através de métodos analíticos avançados. O PPGCF também utiliza comumente outras infraestruturas gerais da FURG como Biblioteca, viaturas e embarcações.

A maior parte dos laboratórios utilizados mais diretamente pelo Programa estão localizados no prédio das Ciências Fisiológicas (Bloco 2 do ICB/FURG). Os laboratórios do ICB, diferentemente da estrutura organizacional comum em outras Instituições e programas de pós-graduação, são de caráter multiusuário. Eles são divididos por suas finalidades (atividades a que se destinam) e não por docente. Neste sentido, os docentes e discentes do Programa tem acesso ilimitado a todos os laboratórios e seus equipamentos. Esta organização permite uma maior interação entre os docentes, bem como evita que existam duplicações de estrutura dentro da mesma unidade.

Os principais laboratórios de pesquisa utilizados pelo Programa são:

- Laboratório de Bioensaios Toxicológicos – Neste laboratório são realizados experimentos com diversos tipos de contaminantes em organismos, principalmente, aquáticos. Devido ao seu uso intenso pelos docentes e discentes do ICB, este espaço contou com uma ampliação da sua estrutura física. O laboratório que compreendia anteriormente 30 m2 hoje está alocado num espaço de 99,38 m2.

- Laboratório de Bioensaio não-Toxicológico - Neste laboratório são realizadas pesquisas com organismos vivos, principalmente aquáticos, submetidos a diversas condições experimentais (temperatura, salinidade, fotoperíodo, hipoxia), porém sem exposição a contaminantes. Este espaço também contou com uma ampliação em função do aumento da demanda de experimentos com organismos aquáticos, passando de um espaço com 25m2, para um novo espaço com 50 m2.

- Laboratório de Reprodução Animal (UFPel) – espaço na Universidade Federal de Pelotas que conta com uma área de 187m2 contendo sala de manuseio e preparo dos diluentes e das amostras, de instrumentação, de informática e de permanência, laboratório de biologia molecular e canil para alojamento dos animais.

- Laboratório de Neurociência - Neste laboratório são realizados experimentos de comportamento com o Watermaze, Labirinto em Cruz, Campo Aberto, Labirinto Radial, Aparelho de Esquiva. Ele está equipado com um sistema de captura de imagens para análise do comportamento. Associado a ele temos uma sala de cirurgia estereotáxica com todos os equipamentos necessários para um adequado manuseio e intervenção nos animais. Além de modelos convencionais de roedores, são realizados estudos de comportamento em peixes, crustáceos e insetos.

- Laboratório de Cultura Celular - Neste laboratório está localizada toda a estrutura para manutenção e utilização de cultura celular, tanto culturas estabelecidas como primárias; de invertebrados e vertebrados.

- Laboratório de Citologia - Neste laboratório temos vários equipamentos que permitem a realização de análise hematológicas e imunológicas, bem como a realização de experimentação in vitro com culturas primárias de células, com tecidos ou órgãos isolados.

- Laboratório de Determinações – Laboratório equipados para as mais variadas dosagens químicas e fisiológicas.

- Laboratório de Radioisótopos - Neste laboratório temos os contadores de radioatividade gama e beta, contador Gaiger, geladeira, centrífuga e toda a estrutura necessária para manuseio e análise de amostras radioativas. Nele são realizadas determinações de concentrações hormonais e de outros metabólitos de interesse. Este laboratório possui autorização de funcionamento pelo CNEN (licença no 15368).

- Laboratório de Ensaios Farmacológicos e Toxicológicos - Neste laboratório, além do preparo de vários extratos de origem animal e vegetal, são realizados experimentos para verificação dos seus efeitos.

- Laboratório de Biologia Molecular - Neste laboratório são realizadas as diversas técnicas de biologia molecular. Este laboratório está equipado também com sistema de microinjeção para a produção de modelos geneticamente modificados, principalmente modelos de peixes e microalgas e atualmente possui projeto de pesquisa para desenvolvimento de linhagem de moscas-da-fruta transgênicas.

- Laboratório de Bioquímica Funcional – Espaço recentemente organizado a fim de abrigar atividades relacionada a determinações bioquímicas avançadas.

- Laboratório de Fluxometria - Destinado a pesquisas na área de fisiologia cardiovascular, envolvendo, por exemplo, atividades de natação com roedores, determinação da pressão sanguínea arterial e frequência cardíaca de ratos, e também a determinação do debito cardíaco e a frequência cardíaca de invertebrados por fluxometria Doppler. Conta também com a presença de equipamento para dosagens de gasometria, oxígrafo para quantificação da taxa metabólica tecidual, e equipamento de respirometria para insetos e pequenos vertebrados

- Laboratório de Histologia – Destaca-se a presença de 2 microscópios ópticos (CX 21 - Olympus), dois microscópios com módulo de epifluorescência e câmera de alta resolução refrigerada de 12,8 megapixels, um microscópio com contraste de fases em todas as objetivas e câmera de alta resolução refrigerada, uma lupa com câmera de 5 megapixels, um processador automático de tecidos a vácuo, um micrótomo rotativo motorizado, três estufas, e duas capelas de exaustão. Destaca-se que vários destes equipamentos foram adquiridos através de Editais Pró-equipamentos e CTInfra.

- Biotérios – diferentes espaços para a manutenção de modelos animais utilizados nos estudos, como por exemplo, ratos, camundongos, peixes, crustáceos, moluscos, cnidários, insetos e anelídeos.

Centros Multiusuários

Além dos espaços físicos do ICB envolvidos com o Programa, a FURG possui dois centros multiusuários construídos com apoio do Edital CT-Infra da FINEP que contou com a participação do PPGCF na elaboração do projeto, e é utilizado pelos nossos docentes e discentes. Um destes espaços é o Centro de Microscopia Eletrônica da Zona Sul do Estado (Ceme-Sul) que recebeu no início de 2011 dois microscópios eletrônicos (de transmissão e varredura) e em 2013 um microscópio confocal, que desde 2014 passou a ser utilizado em diferentes projetos de nossos pós-graduandos.

O segundo centro multiusuário é a Central de Análise Física, Química e Biológica, que está em fase final de estruturação, que buscará atuar em análises em diferentes campos, envolvendo conhecimento e integração entre as diversas áreas, buscando a cooperação multidiscilinar, "interdepartamental" e interinstitucional. Esta central tem como equipamentos principais, até o momento, um IRMS de fluxo contínuo, um cromatógrafo a gás acoplado a um espectrômetro de massa, um aparelho de ressonância magnética e um difratômetro de raio X.