Pesquisa

Linhas de pesquisa

Linha 1 – Adaptações dos animais a variações ambientais

Linha de pesquisa que visa estudar as respostas de diferentes animais em vários níveis de organização biológica frente às variações em parâmetros ambientais, tais como salinidade, oxigênio, temperatura, radiação entre outros.

Linha 2 – Respostas biológicas em condições extremas ou patológicas

Desenvolvimento de estudos para a compreensão das diferentes estratégias em vários níveis de organização biológica que permitam aos animais tolerar ou amenizar imposições de condições fisiológicas extremas e/ou lesivas, tais como exercício, lesões teciduais e carcinogênese. Esta linha de pesquisa também visa compreender os diferentes mecanismos envolvidos nos seus processos preventivos e terapêuticos.

Linha 3 – Efeitos biológicos de nanomateriais

Estudo dos efeitos em diferentes níveis de organização biológica que os animais apresentam quando expostos a nanomateriais.

Linha 4 – Efeitos biológicos de agentes tóxicos

Compreensão dos efeitos em diferentes níveis de organização biológica que os animais apresentam quando expostos a compostos orgânicos e inorgânicos, como contaminantes ambientais, produtos naturais e/ou toxinas, bem como estratégias para minimizar os danos gerados por esta exposição. Esta linha de pesquisa também visa a compreensão dos mecanismos de síntese e/ou liberação de produtos naturais e/ou toxinas.

Linha 5 – Fisiologia integrativa

Linha de pesquisa que busca a compreensão do funcionamento dos sistemas nervoso, endócrino e neuroendócrino, bem como os diferentes mecanismos regulatórios de funções biológicas diversas, tais como reprodução, crescimento, comportamento e metabolismo, entre outros, nos diferentes animais.